domingo, 31 de maio de 2009

V Congresso Nacional de Turismo e Gastronomia

Com fortes influências portuguesa, negra e indígena, a gastronomia pernambucana herdou dos índios, o costume de comer raízes; Dos negros, ficou com os pratos feitos dos restos da casa grande como a galinha à cabidela, a carne de sol, o sarapatel, a buchada e a feijoada. Outras delícias vêm de Portugal, com o hábito de misturar açúcar com tudo. Um dos pontos fortes no turismo em qualquer lugar que se visite é a gastronomia. Não é só ter força em termos de comida regional, mas também ter variedade gastronômica, tanto no que se refere aos tipos de pratos quanto de lugares com qualidade. A capital pernambucana é um dos maiores pólos gastronômicos do Brasil, com restaurantes de vários tipos e para todos os bolsos. Desta maneira, Pernambuco continua firme dentro de uma trajetória de crescimento sócio-econômico, pois, nos últimos anos, empresas e indústrias com sede em outras regiões brasileiras ou no exterior têm escolhido o Estado como local estratégico para a expansão de suas atividades. A gastronomia enquanto atrativo turístico e as novas culturas mundiais serão abordadas no V Congresso Nacional de Turismo e Gastronomia, Meio Ambiente e Novas Tecnologias. O evento acontecerá nos dias 04, 05 e 06 de junho, no Centro de Convenções de Pernambuco. O congresso, promovido pelo BJ Feiras e Congressos, em parceria com a Faculdade Maurício de Nassau, terá a participação de palestrantes locais, nacionais e internacionais. Destaque internacional, na área de Turismo, para o consultor da Organização Mundial de Turismo (OMT), o espanhol Arturo Crosby, que é doutor em Desenvolvimento Turístico Sustentável e presidente do Fórum Internacional para a Natureza e o Turismo. Entre os brasileiros, na área de gastronomia, ganham evidência o chef de cozinha do Restaurante Na Cozinha e professor dos cursos técnicos, e de pós-graduação da Escola de Hotelaria e Turismo de São Paulo, Carlos Manoel Ribeiro, e a chef de cozinha do Restaurante Gosto com Gosto do Rio de Janeiro, Mônica Rangel, entre outros.O evento contará, ainda, com oficinas de gastronomia sobre frutos do mar, cozinha nipônica, cozinha tecnoemocional e outras. Haverá também minicursos de turismo e gastronomia. Confira a programação e faça sua inscrição.

*****************************


acesse e faça a sua inscrição on line

*****************************

quinta-feira, 28 de maio de 2009

FESTIVAL

Cozinha peruana toma conta do Pantagruel
Publicado em 27.05.2009, às 20h28 - Do JC Online
**********
Para quem tem curiosidade de conhecer a comida peruana, o restaurante Pantagruel promove, a partir desta quinta-feira (28/05), o festival Lima Gourmet. O cardápio do evento é assinado pela chefe Belén de Páramo, e propõe uma abordagem contemporânea nas receitas clássicas da cozinha peruana.
A idéia de Páramo é trabalhar com receitas do dia-a-dia dos peruanos, conferindo-lhes um toque de sofisticação. Seguindo a proposta,o tradicional cordeiro estofado é transformado em raviólis ao molho de adobo, elaborado com vinho tinto e especiarias e a causa rellena, feita a partir de uma suave massa de batata amarela, ganha recheio de caranguejo. Há ainda o trigotto de cogumelos frescos acompanhado de filé e confit de cebola roxa caramelada.
Entre as sobremesas, destaque para o mousse de lúcuma com natilla quente, em que a fruta da costa peruana é acompanhada por uma calda do tradicional toffee da cidade de Piura.
O festival acontece nesse fim de semana (28, 29 e 30) e no próximo (4, 5 e 6), sempre a partir das 19h. O restaurante Pantagruel fica no bairro de Casa Forte.
**********************
Fonte: http://jc.uol.com.br/canal/gastronomia/noticia/2009/05/27/cozinha-peruana-toma-conta-do-pantagruel-188883.php

domingo, 24 de maio de 2009

Macarrão com Sardinha


Geralmente o macarrão com sardinha é considerado um prato simples de se preparar. Para os que preferem um prato mais incrementado sugerimos o exemplo a seguir:


Ingredientes


Macarrão
01 sardinha em lata (molho de tomate)
Coentro
Ervilha e tomate

Modo de preparo

Cozinhe o macarrão da forma tradicional, ao abrir a sardinha despeje o molho no macarrão.
Amassar a sardinha despejar por cima do macarrão decorando o prato com na foto.
************************

FIAMBRE COM ERVILHAS


Simples.

Arrumadinho Sertanejo


Uma receita simples, com ingredientes fáceis, pratica e rápida.

Itens

Feijão Verde
Ervilhas
Arroz
Farofa de Ovo
Carne de charque

Modo de preparo

Cozinhar o feijão verde em água e sal;
Refogar o arroz cru com alho, cebola e uma colher de extrato de tomate, cozinhar até atingir o ponto;
Preparar uma farofa de ovo fritos na manteiga;
Partir pedaços em cubos a carne já escaldada e levemente selada em azeite em alho;
Misture tudo e decore o prato com os pedaços de carne.
***********************

sábado, 16 de maio de 2009

DOBRADINHA MATUTA da TIA ANGELA




Ingredientes

2 kg de bucho bovino
5 limÕES
1/2 KG de feijão ( branco )
2 tomates sem casca e picados
1 cebola (picada)
300 gr de lingüiça (toscana) em cubos médios
1 cabeça de alho
3 folha(s) de louro
colorifico (a gosto )
pimenta do reino (a gosto)
2 folhas hortelã
sal (a gosto)
1 colher de sopa de azeite extra virgem
coentro ou salsinha (a gosto)


Deixar o feijão de molho, um da antes. Cozinhe o feijão branco na água com 1 cabeça de alho inteira sem descascar, folha de louro e sal, até amolecer, sem desmanchar (meia hora) -

Reserve. Retire toda gordura do bucho e corte em tiras, Coloque dentro de um recipiente e lave várias vezes na água. Em seguida esprema todo o limão (com a casca) dentro da última água e espere uns 10 minutos. A seguir, escalde o bucho em água quente pelo menos por 3 vezes. Pegue uma panela de pressão; coloque água, o bucho, 1 cebola inteira descascada, hortelã, louro e sal. Feche a panela e leve para cozinhar por uns 15 minutos ou até o bucho ficar macio. Em outra panela aqueça o azeite frite a lingüiça, acrescente 1cebola picada, colorante alimentício, páprica, salsinha picada e tomate sem pele, Para finalizar; escorra o bucho e junte ao feijão branco e o refogado da lingüiça. Deixe apurar por mais uns 10 minutos para pegar gosto.


CHURRASCO NA CHAPA CASEIRO

Minha grande preocupação quando se trata de churrasco é o acompanhamento, teste cm macaxeira e deu certo, claro que fica um pouco pesado, mas o sabor vale apena.

Vamos a receita:

Quanto as carnes:

Você pode usar o tipo de carne que quiser e temperar a seu gosto, nesse exemplo usei alcatra cortada no sentido contrário as fibras, temperei com sal e alho, e para fritar na chapa usei manteiga e a azeite, o segredo é deixar um pedaço de carvão bem próximo a chapa, pois o calor vai atrair o aroma do carvão deixando o sabor da carne com gosto de churrasco tradicional.



Quanto ao acompanhamento:

Depois de cozida a macaxeira, fritei com manteiga na chapa e acrescentando cebola o sabor fica especial.

Arroz de Festa


Incrementar o arroz é fácil, difícil é manter um sabor tradicional, neste experimento procurei preservar um sabor bem nordestino mas com um toque de elegância, a calabresa defumada deixou aquele sabor de comida de interior e a uva passa deu um toque fino no sabor deixando uma aparência elegante e sutil.

Vamos a receita:

05 xícaras de arroz parboilizado
100 gramas de uva passa
250 gramas de calabresa defumada
Azeitona verde (a gosto)

Modo de preparo

Cozinhe o arroz normalmente com sal a gosto, após cozido, adicione primeiro a calabresa cortada em pequenos pedaços, deixar descansar pro meia hora e só na hora de servir mistura com a uva passa. (o objetivo de deixar o arroz descansar com a calabresa é para que o sabor defumado envolva o arroz), coloque azeitona verde para decorar e sirva.

Charque Frita na Manteiga de Garrafa

Geralmente a carne de charque é frita em óleo de soja ou de milho refinado, dessa fez fiz diferente, fritei com manteiga de garrafa, misturei com um pouco de cebola e coentro, mas tem o segredo para dar um sabor especial, vamos a receita:

500 gramas de charque P.A.
01 xícara de manteiga de garrafa
Uma cebola roxa
Coentro
Pimentão
Molho inglês
Molho de alho

Modo de Preparo

Cortar a charque em cubos, escaldar até tirar todo excesso de sal. Fritar levemente na manteiga adicionando um por um os ingredientes. Cebola picada, deixando dourar, depois o pimentão picado, ao liberar toda a água do pimentão adicionar o coentro seguido de duas colheres de sopa de molho inglês e 4 colheres de sopa de molho de alho, ao secar toda matéria liquida tirar do fogo e servir.


****************

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Mão de Vaca


1 colher (sobremesa) de cominho
1 litro de água quente

4 colheres de (sopa) de óleo
1 pimentão verde picado
2 pimentas-malaguetas

3 tomates

2 cebolas pequenas
sal a gosto


Aquecer o óleo e juntar a cebola, os tomates em rodelas finas e o pimentão. Refogar um pouco e acrescentar a mão-de-vaca temperada com sal e cominho. Aos poucos, adicionar a água com as pimentas-malaguetas picadas. Cozinhar em fogo baixo até a carne ficar macia, retirar da panela e reservar. Fazer um pirão com o caldo que se formou, colocando a farinha de mandioca aos poucos. Servir com a mão-de-vaca.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Salada Faz Bem

Quando se ingere mais alimentos saudáveis e adequados, podemos manter um organismo mais saudável e ainda podemos prevenir doenças decorrentes da obesidade, como diabetes e hipertensão, o ideal é combinar as mais diversas verduras e frutas em vez de frituras e massas em demasia. Durante o dia em na hora do lanche em vez de biscoito ou pão, uma fruta cai bem melhor. Os vegetais promovem disposição e bem estar.

Festival Gastronômico

Mercados Públicos do Recife promovem festival gastronômico
Publicado em 07.05.2009, às 16h44Do JC Online
Os mercados públicos do Recife dão início, nesta sexta-feira (8), ao 3º Circuito Comedoria de Mercado, evento que reúne atrações culturais e um variado cardápio regional. Participam do circuito, que vai até o dia 31 de maio, 55 bares dos mercados da Encruzilhada, Madalena, Cordeiro e Boa Vista.
A proposta do festival gastronômico é oferecer pratos saborosos a preços acessíveis. A cada edição, os bares escolhem um prato que consideram especialidade para participar do evento. O circuito também pretende fazer com que as pessoas conheçam os mercados públicos da cidade.
As apresentações acontecerão aos sábados, sempre a partir das 13h. Entre os artistas escalados estão nomes como João do Morro e Edy Carlos, além da Nação Forrozeira.

domingo, 3 de maio de 2009

Bife de Maminha na Chapa



Ingredientes:

1 peça de maminha
Queijo Coalho
Azeitona Verde
Amaciante

Modo de Preparo

Cortar a maminha em forma de bife
Passar amaciante em ambas as partes
Temperar com alho e sal a gosto
Assar na chapa com um leve toque de azeite
Quando estiver quase ao ponto colocar fatias de queijo
Decorar com azeitona verde

Frango Frito Ao Molho Americano



Ingredientes:

2 coxas e sobrecoxas de frangoTemperoAlhoe Sal a gosto

Modo de Preparo:

Fritar o frango temperado no óleo de soja.


Preparo do Molho:


3 colheres(sopa) de mostarda2 colhores (sopa) molho de tomate1 colher de manteiga
misturar tudo e esquentar no microondas(ou banho maria)até derreter a manteiga.
Esalhar o molho por cima do frango.

Arroz Tropeiro Com Carne Seca ao Molho de Tomate


Receita:
Ingreditentes:
500 g de arroz branco
1/2 Kg de carne de charque P.A.
3 Dentes de Alho1 cebola grande
2 tomates maduros
1 pimentãoCoentro a gosto
Modo de Preparo:

Picar a cebola colando 1/3 da porção em uma penela pré aquecida com óleo de azeite extra virgem, deixando dourar acrecente o arroz e em seguida sal a gosto. refogando ligeiramente, acrescente água até cobrir o arroz e deixe levantar fervura. Ao fever acresce 1/3 de carne de charque picada e deixe conzinhar até a a água secar. montar o arroz em uma travessa e espalhar por cima a carne seca ao molho de tomate.

Preparando a carne seca ao molho de tomate:

Doure em um fio de azeite o alho, o restante da cebola,o tomate, o pimentão e o coentro picados, acrescente o restante da carne seca picadae uma colher de sopa de extrato de tomate, refolgue até levantar cheiro.