sábado, 13 de agosto de 2016

Bode ao bafo ou “bode do Adriano” (como diria minha amiga Amanda Macedo)

Essa foi no dia 07 de agosto de 2016 – na casa do casal amigo Maine e Gustavo  - em Olinda, deste meu belíssimo Pernambuco.

Ainda em comemoração ao meu aniversário inventamos de fazer uma carne de bode que agradasse a todos os paladares... então como sempre – fui para a cozinha...

Para começar a brincadeira: uma jarra cheia (não, não é limonada não) é a tal da GELOFRUTA.

Dessa vez foi só limão, gelo e açúcar com pitú – caipirinha? Depende do ponto de vista, mas a diferença está no modo em que é preparada (essa é feita com o limão congelado) assim o efeito é mais saboroso.

SOBRE A CARNE DE BODE:

Entre a costela e a paleta do bode, escolhi uma parte na qual podemos chamar de (picanha do bode) -  na verdade ela não existe – mas como o “corte da carne” foi feita por um artista aí está a dita cuja:


Esse foi um pequeno petisco apenas para começar...

SOBRE A COSTELA:

Agora sim vamos ao que interessa:

2 “Kilos” de costela de bode
Pimenta do Reino e colorau (a gosto)
Sal (a gosto)
1 “cabeça” de Alho
Cebolinha picada (a gosto)
2 cebolas (inteiras)
Meio limão
Vinagre

PROCEDIMENTO:

Faça uma solução com água, vinagre e limão (isso mesmo) vinagre e limão! Lave a carne duas vezes. Jogue tudo em uma panela de pressão com todos os ingredientes, cubra com água (até afogar a carne superficialmente) e leve ao fogo. Depois de “pegar pressão” marque 20 minutos.


Após esse cozimento separe a carne em uma assadeira e leve ao forno pré aquecido em 180 graus por mais 20 minutos (cobrir com papel alumínio )... olha aí o resultado:


Felizmente não sobrou nenhum pedaço para contar a estória... 
e todos foram felizes para sempre 
ou até o próximo motivo para se reunir outra vez.

Um comentário:

  1. Infelizmente não cheguei a tempo de saboreá - lo, mas fica pra próxima. Pois agora sei que pra isso ,tenho que chegar as 5:00h da manhã. ...hehehehe ...

    ResponderExcluir